terça-feira, 8 de setembro de 2009

Jornalismo comparado com moda, costura e culinária...

Jornalismo comparado com moda , costura e culinária? Essa é a visão de alguns ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
No dia 17 ,do mês de junho de 2009, foi derrubada por 8 votos à 1, a exigência do diploma de Jornalismo para exercício da profissão. Segundo o relator do STF Gilmar Mendes, o Jornalismo deve seguir a mesma trajetória de cursos técnicos como : culinária ,moda e costura, quais não são obrigatoriamente exigidos formação superior em seu exercício por não causar danos à terceiros.
Talvez alguns acadêmicos de Jornalismo estejam se perguntando: ”O que estou fazendo em um curso superior onde o diploma não é obrigatoriamente exigido no mercado de trabalho?” Vamos fazer uma retro-avaliação: Nas eleições de 1989 após um deba-te em rede nacional entre os candidatos à presidência Luis Inácio Lula da Silva e Fernando Collor,a Rede Globo divulgou ironicamente no Jornal Nacional que o candidato do PRN Fernando Collor havia sobressaído-se qualitativamente ao candidato do PT Lula em seu discurso. Inevitavelmente a notícia repercutiu em todo país de tal forma que derrotou o candidato do PT, que até então havia liderado as pesquisas. Teria isso sido possível sem a influência de profissionais de jornalismo na edição dessa matéria? Será esse o medo dos ministros que votaram à favor de derrubar a exigência do diploma, deparar-se com algum profissional de jornalismo suficiente à altura de derrubálos da bancada?... Alertando aos que ainda estão em dúvidas quanto a seguir o curso de jornalismo: “ Um jornalista não só causa danos a terceiros como também pode mudar a história de um país”!
Que tal se todos os que votaram contra a exigência do diploma levassem todas as grávidas de suas famílias á parteiras na hora do parto? Se bem que muita gente que nasceu assim gozam de excelente saúde. É claro que alguns dos ótimos jornalistas e músicos não se formam nos bancos das universidades. Eu gostaria de ver um músico tocar esplendidamente um instrumento sem estudar música e um jornalista sem estudar como ser útil à sociedade. Esse é o nosso Brasil ao invés de apoiar os estudos de nossos jovens em prol da democracia, resolve não exigir diploma.
Me pergunto :"Será que para visões como a do ministro Carlos Ayres Britto, basta nascer com o dom, olhar o instrumento e sair tocando maravilhosamente? Afinal foi dessa forma que ele se referiu aos jornalistas, “ basta ter intimidade com as palavras ou olho clínico para ser um profissional em jornalismo.

Márcio Brunetto
Acadêmido de jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário