terça-feira, 29 de setembro de 2009

| Cinema |

Para trabalho da matéria de cinema, estou postando aqui uma resenha sobre o filme Laranja Mecânica, filme de Stanley Kubrick.


Laranja Mecânica: do orgânico ao mecanizado


Dirigido por Stanley Kubrick. Com Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates, Warren Clarke, Carl Duering, Anthony Sharp.

Em uma das primeiras cenas do filme, ao ser perguntado por que a sociedade é fedorenta, um velho mendigo alega que a mesma fede por não existir mais lei e ordem e que não se importa em ser violentado, pois não quer mais viver nesse mundo. Talvez essa seja a cena que sintetize o tema principal de Laranja Mecânica: o mal estar da civilização comandada por um estado corrupto e maléfico.
O filme gira em torno de Alex(McDowell): um jovem líder de um grupo de delinqüentes, cujo objetivo é simplesmente subverter a ordem e causar dor e sofrimento às vitimas de suas atrocidades. Alex comete vários crimes, entre estupros e assassinato até ser preso e participar de um programa de “condicionamento social”, no qual consiste de maneira tortuosa expulsar os pensamentos e atitudes agressivos de sua mente, por conseqüência lesando sua subjetividade.

A obra retrata duas formas de violência. Existe a violência animalesca e instintiva de uma sociedade reprimida pelas convenções sociais ou a ordem da ética e do outro lado, a violência do Estado, institucionalizada e amparada pela lei, justificada para manter um controle coletivo. Kubrick apresenta de maneira contrastante a proporção de conseqüências de atos de Alex e como o Estado lida com esse tipo de desordem social.
Diferente de muitas obras adaptadas de livros, Laranja Mecânica ganhou um notoriedade maior e mais nobre a partir da produção cinematográfica. A sociedade perdida criada por Kubrick é cheia de cenários expressionistas, coloridos e plastificados, com figurinos extravagantes e diálogos misturando inglês com expressões em russo como videear(ver), iarbos(testículos), gúliver (cabeça) e moloko(leite misturado com drogas).


Considerado um clássico do cinema, Laranja Mecânica chocou o mundo inteiro nos anos 70 ao mostrar violência, sexo e drogas e ao comparar a maneira de governar daquela época com o nazismo de Hitler. Infelizmente influenciaram de maneira negativa alguns grupos disseminando a prática de violência, foi censurado em alguns países (a ditadura militar brasileira somente liberou o filme para o público mais tarde, com a condição de que as genitálias das mulheres fossem cobertas com manchas pretas), mas revolucionou uma maneira de produção e desafiou a indústria cinematográfica por produzir uma história tão fora dos padrões. Hoje a obra-prima de Stanley Kubrick nada mais é do que pré-requisito para amantes da sétima arte, por mantém ainda um poder de relevância na sociedade.

Resenha feita pelo acadêmico Fabiano L. Fernandes.

Um comentário:

  1. Realmente Laranja Mecânica é uma obra prima do cinema. Através de uma construção sígnica, traz uma ideia de futuro não muito diferente do que vivemos hoje.

    ResponderExcluir